terça-feira, 15 de dezembro de 2009

CONHEÇA O TECHNORATI


O Technorati é o maior agregador de blogs da internet. Trata-se de um dos mais populares serviços da internet, que oferece aos usuários a possibilidade de apresentar sua página pessoal, além de se manter informado acerca das tendências ditadas por blogueiros do mundo inteiro. O site oferece uma apurada ferramenta de busca, a atualização é constante e periodicamente são apresentados relatórios com informações sobre o crescimento da blogosfera. Technorati foi um dos pioneiros na web a utilizar a folksonomia, ou seja, a indexação de conteúdo por meio de tags (etiquetas), um sistema inovador de evidenciar o conteúdo de acordo com sua relevância.

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CEO do Technorati vê oportunidades em mudanças na web

Quando Richard Jalichandra se tornou o Chief Executive Officer (CEO) do Technorati, em outubro de 2007, a empresa - que é uma pioneira em blogues e Web 2.0 - já havia enfrentado dramas parecidos com os de uma novela.

Fundado em 2002 e liderado pelo carismático David Sifry, o Technorati era um player central na época do surgimento dos blogs. Era a ferramenta de busca preferida de bloggers e simbolizava o espírito e a tecnologia da Web 2.0.

Definir o Technorati como um mecanismo de busca de blogues é pouco para o que o site faz?

Nosso patrimônio foi, é e sempre estará relacionado à busca de blogs. Somos um dos dois indicadores de busca que abrangem a blogosfera: nós e o Google. Por isso, uma das coisas que as pessoas fazem no nosso site é tentar desvendar o que afinal está acontecendo na blogosfera e se informar sobre as discussões relevantes. Recentemente adicionamos uma janela chamada Percolator no topo da infra-estrutura de busca para que as pessoas possam ter uma melhor experiência em ler e navegar pelos resultados. A intenção do Percolator é descobrir o que está chamando mais a atenção do público em blogues e na mídia geral.

A fronteira entre os blogs e os sites convencionais tem ficado menos óbvia nos últimos anos. Como você lida com isso já que sua missão é indexar especificamente blogs?

Sim, há uma verdadeira mancha nessa fronteira. A mídia está descobrindo isso agora e percebeu que pode criar muito mais conteúdo com a participação da comunidade. Hoje, vários artigos importantes são escritos em blogs em vez de usarem sistemas tradicionais de gerenciamento de conteúdo. E esse é um desafio interessante.

Então o Technorati se transformou em um mecanismo de busca muito mais abrangente?

É exatamente isso. Nossa audiência mais que dobrou no último ano, assim como a quantidade de informações nos nossos indicadores. Estamos coletando e oferecendo muito mais informação.

(De acordo com a comScore, o tráfego do Technorati aumentou de 948,000 visitantes únicos em dezembro de 2006 para 2.8 milhões em dezembro de 2007. Em comparação, o Blog Search, do Google, que tinha 398 mil visitantes únicos agora tem 359 mil, embora o Google também mostre resultados de blogs em outras ferramentas, como Notícias, Imagens e buscas em geral. Enquanto isso, o Technorati afirma que seu tráfego atual é de 112,8 milhões de blogs e mais de 250 milhões de “partes de mídias sociais classificadas”).

Acabaram-se as mudanças executivas na empresa Technorati?

Durante o amadurecimento de qualquer empresa, particularmente nas startups, existem tarefas a serem realizadas em etapas distintas. Nosso fundador (David Sifry) é um excelente especialista em tecnologia e visionário e há um ano ele se deu conta de que seu negócio estava grande e precisava de expertise profissional de mídia. Porque os modelos de negócio mais modernos estão baseados em publicidade online – e ele não tinha esse background. Portanto contratamos pessoas com esse perfil na empresa.

O Technorati precisará de mais financiamentos?

Queremos expandir algumas áreas e por isso talvez precisemos de mais capital. O melhor de tudo é que temos uma audiência grande o bastante para monetizar. Estamos registrando aumento da nossa receita e isso deve ajudar a implementarmos expansões.

A empresa continua independente. Ele será vendida para uma empresa maior?

Meu plano sempre foi construir um grande negócio e normalmente essas questões se resolvem sozinhas quando você está em um deles.

Quais as principais metas do Technorati para este ano?

Os objetivos incluem continuar fornecendo uma ótima experiência ao usuário. Quanto aos negócios, a meta é construir uma infra-estrutura de monetização para aumentar nossa receita.

Você tem anúncios do Google. Também vende seus próprios anúncios?

Sim, temos nossa área comercial que, aliás, vai muito bem. Recentemente contratamos um vice-presidente de vendas e outro de desenvolvimento de negócios e eles estão trabalhando para criar mecanismos para geração de receita.

Como está sua presença internacional?

Temos uma joint venture do Technorati no Japão, que é o único site de um país específico. Mas na blogosfera a linguagem não implica barreiras. Contamos cerca de 30 idiomas que aparecem regularmente nos indicadores.

Algum plano para expandir essa presença internacional?

Sem dúvida. A blogosfera não tem barreiras, portanto em algum momento faremos isso, mas ainda somos uma startup com 30 pessoas!

Muito do conteúdo em redes sociais é uma armadilha, no sentido de levar o usuário a um destino diferente do que ele imaginava. O que o Technorati pensa a respeito disso?

Isso não nos preocupa no momento. Há bastante gente escrevendo conteúdos específicos em blogs e não em seus perfis do MySpace ou do Facebook. O tipo de conteúdo que você lê nessas redes sociais não é sério. As pessoas estão apenas fazendo comentários básicos e não escrevem detalhadamente sobre temas específicos.

Você planeja aprimorar os aplicativos sociais e ferramentas do Technorati?

As pessoas têm perfis no Technorati e usuários registrados sempre verificam quem está conectado a eles. Essa é uma das utilidades para os blogueiros. No futuro, queremos fazer o possível para melhorar a experiência do usuário em seus aspectos sociais.

Você considera sites como o Digg e o Slashdot seus concorrentes?

O que as pessoas fazem no Technorati é diferente do que elas fazem nesses outros sites. O Digg, por exemplo, oferece uma experiência mais participativa e o público do Technorati normalmente só quer saber o que está em alta na blogosfera. Acho que, como eu, as pessoas usam os dois sites, só que para objetivos diferentes.

O que os fãs do Technorati devem esperar este ano em termos de aprimoramento do site?

Em dezembro, lançamos categorias de navegação por tópicos e, por termos uma enorme quantidade de informações, podemos criar inúmeros tópicos. Devemos adicionar ainda mais tópicos e sub-tópicos, para refinar a busca por conteúdos interessantes da blogosfera.

Do ponto de vista dos blogs, também lançamos o Blogger Central, em dezembro, que funciona como uma fonte de ferramentas para incrementar oblogs, usando material da Technorati ou não.

Você acha que o problema de “spam-blog” está sob controle no Technorati?

Isso nunca está totalmente sob controle porque os “splogguers” sempre descobrem alternativas para fazer o que bem entendem. Considerando a quantidade de spams que há na blogosfera, acho que fazemos um bom trabalho, sim.

Fonte:  Idgnow

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