segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

MY SPACE - Um lugar para amigos


MySpace é um serviço de rede social que utiliza a Internet para comunicação online através de uma rede interativa de fotos, blogs e perfis de usuário. Foi criada em 2003. É a maior rede social dos Estados Unidos e a 1º do mundo com mais de 110 milhões de usuários. Inclui um sistema interno de e-mail, fóruns e grupos. MySpace é um site muito ativo, com novos membros entrando no serviço diariamente e novos recursos adicionados com freqüência. A crescente popularidade do site e sua habilidade de hospedar MP3s fez com que muitas bandas e músicos se registrassem, algumas vezes fazendo de suas páginas de perfil seu site oficial.
Em 18 de julho de 2005, a News Corporation (dona da Fox, DirecTV etc.), conglomerado de mídia de Rupert Murdoch, anunciou que iria comprar a Intermix Media, a empresa dona do MySpace, por US$ 580 milhões.

Ele é um verdadeiro playground virtual. Muita música e cultura pop, diversas comunidades e uma vasta rede virtual de conteúdo, amparada por grandes patrocinadores e investimento de alto porte. A rede de relacionamento virtual MYSPACE é um pólo de cultura popular, a maior comunidade on-line do mundo.
Muitos dizem que o site substituiu a MTV, sendo possível sintonizar seu próprio canal e navegar para onde quiser.


A HISTÓRIA


A idéia não é novidade. A rede social existe há muito tempo: expandir o número de pessoas que você conhece através dos amigos de seus amigos e assim por diante. Este mecanismo foi o ponto de partida para o lançamento do site MYSPACE (em português significa Meu Espaço), um verdadeiro fenômeno nos Estados Unidos e outros países da Europa. Fundado em agosto de 2003 por Chris DeWolfe e Tom Anderson, começou como uma comunidade de pessoas criativas que ambos conheciam em Los Angeles. Foi criado inicialmente com o objetivo de atrair pessoas criativas, fossem elas atores, artistas ou músicos. A comunidade local era muito pulsante. Não foi idealizado para atrair “nerds” de tecnologia. Foi criado para que pessoas comuns se expressassem de forma criativa. A grande visibilidade teve início no mesmo ano, quando o líder do setor, o site de relacionamento Friendster, não conseguiu acompanhar o crescimento do tráfego. Durante os horários de pico, ficava muito lento e os usuários não conseguiam acessá-lo. Muitos desses usuários acabaram migrando para o MYSPACE, que conheceram através de propaganda boca-a-boca. Os primeiros foram os próprios amigos e funcionários dos fundadores do MYSPACE, com uma certa ajuda na mídia por meio da Intermix Media, empresa que possuía uma cota de ações do MYSPACE na época.

Porém o grande sucesso foi atingido quando os fundadores notaram que os músicos e os admiradores de música eram os que mais utilizavam o MYSPACE, e criaram o MySpace Music (portal da música independente na Internet) em 2004. O tráfego do site decolou. Essas bandas utilizavam o MYSPACE para estabelecer uma presença on-line gratuita com o objetivo de divulgar seus trabalhos e para comunicar-se com seus fãs. Este novo espaço não apenas permitia às bandas criarem uma presença on-line, mas também que outras pessoas ouvissem suas músicas através de seus perfis e baixassem versões em MP3 de suas músicas de forma gratuita. Isso atraiu ainda mais os músicos, além dos maiores consumidores de música: os adolescentes. Grupos como Arctic Monkeys e a cantora britânica Lily Allen ganharam força divulgando trabalhos no site. Atualmente, a rede tem mais de seis milhões de bandas oferecendo conteúdo. O enorme sucesso atraiu a atenção, em 2005, da gigante News Corp., comandada pelo magnata da mídia Rupert Murdoch, que comprou a empresa que tinha interesse no controle do MYSPACE, a Intermix Media, por US$ 580 milhões. No ano seguinte lançou páginas próprias em países como Espanha, México, Japão, Itália, Alemanha, China, Suíça, Irlanda, Holanda, Austrália, e Canadá. O MYSPACE chegou ao ápice do sucesso quando em 2006 tornou-se o site mais acessado dos Estados Unidos. Essa popularidade se deve pela versatilidade e pelas boas ferramentas que oferece aos usuários. Não é necessário convite para se cadastrar e o internauta ganha um domínio próprio na rede. Em 2008 ocorreu o lançamento do MYSPACE MUSIC, uma joint venture com a Sony BMG, Warner e Universal para oferecer música a seus usuários e enfrentar o iTunes da Apple.




AS CARACTERÍSTICAS


O MYSPACE possui algumas características marcantes como os boletins (recados que são postados em um "quadro de boletins" para qualquer amigo do usuário de MYSPACE ver. São apagados depois de dez dias. Os boletins podem ser usados para contatos entre todos os amigos da lista sem precisar mandar mensagens individualmente), MySpaceIM (um mensageiro instantâneo que usa uma conta do MYSPACE como um nome na tela. O usuário entra nele usando o mesmo e-mail associado com sua conta. Ao contrário das outras partes do MYSPACE, é independente do Microsoft Windows. Usuários podem usar MySpaceIM como notificação instantânea de novas mensagens, solicitações de amigos, e comentários), MySpace TV (serviço semelhante ao site de compartilhamento de vídeos YouTube. Foi criado em 2007 e está em fase de desenvolvimento), MySpace Mobile (uma grande variedade de meios onde os usuários podem acessar o conteúdo do MYSPACE via telefone celular), MySpace News (serviço que permite ao usuário mandar feeds RSS e receber notícias), MySpace Classifieds (seção de classificados do MYSPACE, criada no mês de agosto de 2006), MySpace Karaoke (Lnnçado em 29 de abril de 2008, é a combinação de MySpace e kSolo, que permite ao usuário carregar gravações de áudio deles mesmos cantando para suas páginas de perfil), MySpace Polls (um serviço que permite aos usuários postarem enquetes em seus perfis e compartilhar com outros usuários), MySpace Sports (esportes), MySpace Books (livros), MySpace Horoscopes (horóscopos), MySpace Jobs (empregos) e MySpace Movies (filmes).





O MODELO DE SUCESSO


O MYSPACE, que é líder mundial no mercado de redes sociais, atrai os internautas para um outro tipo de rede social, não baseado no “monitoramento” da vida alheia, filão encontrado pelo Orkut e que é um dos maiores responsáveis pelo sucesso do site no Brasil. O mote do MYSPACE é a troca de conteúdo entre os usuários, principalmente musical. Na rede social é possível criar páginas pessoais com blog, e-mail, comunicador instantâneo (estilo MSN), músicas em streaming, vídeos, galeria de fotos, eventos no “mundo real”, grupos e fóruns de discussão. Ele é mais acessível e adaptável que qualquer outra rede social. Os usuários podem adicionar músicas, vídeos, gráficos, fontes novas e layouts diferentes a seus perfis. Todos podem acessar os perfis, mesmo que não tenham se registrado e não precisam ser filiados a nenhuma entidade para acessar o site. A grande questão é: por que o MYSPACE obteve êxito se tantos outros falharam? Muitas pessoas explicam esse mistério a partir de uma perspectiva filosófica ou comercial, mas existem algumas respostas óbvias. A primeira e, talvez, a principal, é a conexão musical. Artistas de renome como Madonna, The Black Eyed Peas, Audioslave e Billy Corgan utilizam o site para se comunicar com seus fãs e obter feedback sobre suas músicas. Com suas raízes no ramo musical, o MYSPACE possui hoje 10 milhões de comunidades de bandas do mundo inteiro, sendo 55 mil delas, do Brasil.



OS SHOWS SECRETOS


Os shows secretos (Secret Shows) são eventos promovidos pelo MYSPACE em vários países do mundo com shows gratuitos com bandas musicais, cujos detalhes são divulgados com o tempo. O evento funciona assim: cinco dias antes do show, o internauta descobre, no perfil do Secret Show, a cidade em que irá ocorrer e quem será o artista. Dois dias antes ocorre o aviso do local. Para ir ao show, basta levar impresso o perfil, comprovando o Secret Show como um dos amigos da sua rede. E entrar na fila. Ao redor do mundo, o MYSPACE já organizou vários eventos como esse. As bandas The Killers, Gnarls Barkley, Jet e Lily Allen foram algumas das atrações. O primeiro evento deste tipo no Brasil aconteceu no dia 19 de dezembro com a banda NXZero.







Dados corporativos



● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 2003
● Fundador: Chris DeWolfe e Tom Anderson
● Sede mundial: Beverly Hills, California
● Proprietário da marca: News Corporation
● Capital aberto: Não
● CEO: Chris DeWolfe
● Presidente: Tom Anderson
● Faturamento: US$ 800 milhões (estimado)
● Lucro: US$ 50 milhões (estimado)
● Membros: 140 milhões
● Acessos: 12º site mais visitado da Internet
● Presença global: 23 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 300
● Segmento: Internet
● Principais produtos: Rede social de relacionamento
● Slogan: A place for firends.
● Website: www.myspace.com


A marca no Brasil


O Brasil foi o primeiro país da América Latina a ter uma versão própria do MYSPACE. A versão beta foi lançada em 5 de novembro de 2007. Segundo a empresa, antes que a versão de testes fosse lançada, em 5 de novembro, havia cerca de 300 mil brasileiros no MYSPACE. Durante a versão beta, esse número chegou a 1 milhão. Somente em 19 de dezembro, a empresa lançou oficialmente a versão brasileira do MYSPACE (em português). O site está para os Estados Unidos como o Orkut está para o Brasil.


A marca no mundo


O MYSPACE é um fenômeno em potencial: sexto site mais acessado da Internet, mais de 15 bilhões de visitas mensais, 140 milhões de membros (110 milhões ativos). A maioria dos usuários do MYSPACE tem de 16 a 25 anos e 25% deles são registrados como menores - de 14 a 17 anos.


Você sabia?


Como medida de segurança, é necessário ter no mínimo 14 anos de idade para se cadastrar no MYSPACE. As únicas coisas que o site censura são: ofensas e nudez explícita.
Um dos fundadores da empresa, Tom Anderson, tem em seu perfil do site mais de 194 milhões de amigos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário